Fisiobrag Nossa Historia Nossos Serviços Sobre o Hai-Hua Alô Doutor
Fisiobrag
Nossa Historia
Nossos Serviços
Sobre o Hai-Hua
Alô Doutor
Você Sabia?
Quem pode?
Sobre o Doutor
Entrevista
Musculação
Info Saúde
Convênios

Fisioterapia é resposta para o tratamento da dor, que afeta 37% dos brasileiros.

Método é eficaz tanto para casos leves quanto para os graves e de longa duração

Tratamento para a dor utiliza métodos como eletroterapia

    Um problema que pode parecer simples tem chances de se tornar um transtorno mais grave se não for tratado. A dor tem causas e intensidades variadas e é uma das queixas que mais levam os pacientes a recorrerem à fisioterapia. Prejudica a qualidade de vida e, em alguns casos, pode ser incapacitante. Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED) aponta que 37% dos brasileiros, especialmente os adultos, sofrem com dor crônica definição dada ao desconforto que persiste por mais de três meses. Especialistas lembram que conviver com a dor não é normal e reforçam a necessidade de buscar tratamento.

    Levantamento realizado pelo Ibope Conecta aponta que as dores que os brasileiros mais sen-tem são na cabeça, nas costas e dores musculares. O estresse é o principal fator que desencadeia a dor de cabeça, enquanto dor nas costas e dores musculares estão relacionadas principalmente à má postura.     No Brasil, as dores da coluna são as principais causas de afastamento no trabalho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maioria das dores musculoesqueléticas, segundo Alecrim, é de origem mecânica, ou seja, provocada por um movimento ou posição aplicado nos músculos e articulações.

O que pode levar o paciente a sofrer de dores musculoesqueléticas crônicas:

  • Ficar sentado por muitas horas seguidas
  • Vida sedentária
  • Abaixar-se de maneira inadequada para pegar objetos

    Dores severas e moderadas também são a queixa de 30% a 45% dos pacientes no momento do diagnóstico de câncer. As dores nas juntas também são frequentes e podem ser sintomas de doenças mais sérias, como artrite ou artrose, bem como uma inflamação nos músculos. Nem sempre, no caso da dor crônica, é possível definir uma causa específica, como ocorre com a fibromialgia, que é uma dor generalizada. Mas o fisioterapeuta ressalta que quase sempre a dor crônica pode ser curada.

Tratamento

    A fisioterapia é um caminho confiável para corrigir e abolir o problema musculoesquelético, colocando um fim definitivo nas dores, sem colocar em risco o paciente. Atua na reabilitação e prevenção das disfunções dos músculos e articulações e é indicada tanto para casos de dor aguda e de pequena duração, como para casos de dor crônica.

    A fisioterapia pode evitar que os pacientes sejam tratados em salas de emergência, tenham que faltar no trabalho, recorram a medicamentos e se submetam a exames e cirurgias desnecessárias.

    A dor crônica mais comum no Brasil é musculoesquelética, como a dor na coluna irradiada para braços e pernas, geralmente causadas por desgastes e processos degenerativos, postura ruim, desconhecimento da ergonomia (estudo da interação entre homens e máquinas) e sedentarismo. A maioria dos pacientes quando dispõe do conhecimento adequado sobre as suas dores nos músculos e articulações pode se tratar com sucesso.

 Fonte: G1.globo (08/2018)

Site Map